sábado, 23 de outubro de 2010

Um Jogo

                             Palavras podem ser. Palavras não podem ser.

Palavras pode ser definida como sendo um conjunto de letras ou sons de uma língua, juntamente com a ideia associada a este conjunto. A função da palavra é representar partes do pensamento humano, e por isto ela constitui uma unidade da linguagem humana.

Podemos ver palavras com um jogo. Às vezes você acaba jogando sozinho e em outras com varias pessoas ao mesmo tempo. As palavras, assim como no jogo, têm que ser pensadas antes de serem descartadas por ai a fora.
Palavras podem alegrar, entristecer, personalizar, expressar e impor.  As palavras são uma forma dos seres humanos viverem. E como temos que tomar cuidados com nossas atitudes, assim é com nossas palavras.

Cada palavra que jorramos de nossas bocas ficam registradas no nosso cérebro e no de com quem falamos. Medir (ou pesar) as palavras, tomar cuidado no que dizemos é algo fundamental para todo ser humano.
Às vezes não temos noção do significado das palavras e acabamos usando eles só por terem um “efeito” legal.

Vendo um comercial na TV, fiquei quase que indignada onde uma escola de línguas estrangeiras estava dando cursos de português para brasileiros. Às vezes isso pode soar como algo normal, mas brasileiros tendo cursos extras para aprender a própria língua?
Para mim é muito difícil aceitar. Não tenho mestrado em língua portuguesa, nem me dou muito bem com ela, mas como brasileira tenho a obrigação de saber minha língua.
Esta ai mais um jogo com as palavras. Cada região, cada estado com o seu próprio jeito de falar.

Palavras são mais que palavras. Podem ser vida, ser morte, pode ser ajuda, unidade e amor por outros. Palavras valem mais que nossas atitudes. Mais que um simples olhar. Uma palavra pode mudar tudo.   

Agora cabe a você escolher a aprender as regras desse jogo!   

"Abrir a boca e jorrar, o que esta no coração. Palavras de amor, palavras de dor, palavras de gratidão. Palavras, ás vezes tudo o que tenho, mas menos do que eu quero. O que são palavras se eu posso entregar o que está em minhas mãos. Muito mais que uma canção."


                                                                                     Ana Paula de Moura
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário